Matemática pra quê?

Há muito tempo eu me pergunto qual a real finalidade da matemática.É pra aprender apenas fazer contas? Saber que existem diversas maneiras de você descobrir alguma coisa fazendo cálculos? Ou pra acrescentar alguma coisa em seu raciocínio lógico?
Acho que entre essas 3 opções,a que cairia muito bem é a terceira.Certo?
Não sei.Mas tem algo a ver com a lógica,sem dúvidas.
Mas existem tantas outras maneiras de fazer a pessoa pensar; raciocinar.Agora,mexer com números (que ainda se fossem poucos),é o 'ó'! E você não vai levar a matemática para nenhum lugar da sua vida!
Calma! Ainda tem os que seguem a carreira de matemáticos e outros que,em sua profissão,é exigida a tão cruel matéria.E claro que também, não estou dizendo que você nunca vai precisar dela.Conhecer a matemática pode ajudar muito em questões domésticas,como tomar conhecimento do que acontece em casa com o seu dinheiro.Ter organização e saber o que vai gastar (o que pode ou não gastar)no mês.
Fora isso,eu não quero saber quanto que vai dar (f+g)(x) = f(x)+g(x),sendo que f= (x²+ 4/10 - 8); x= 2 e g= (4²-5)³.
Eu não vou,antes de entrar em algum lugar,olhar para a porta e ficar medindo quantos m.Muito menos,ao atravessa uma rua,ficar fazendo contas malucas pra poder saber quanto tempo vai demorar para atravessar, se um carro vier na velocidade x quando eu estiver em um ponto y (aí já entra Física,outra matéria que eu não suporto.Química também.Mas voltemos a matemática).

E isso,por exemplo:


Pra que raios você vai querer saber quanto é uma √?!

A,realmente eu não sei e acho que nunca vou saber a resposta disso.Só sei que hoje teve olimpíadas dessa..coisa...E que fui a base do chute - não só eu.
No dia em que eu ver que a matemática me ajudou em algo ou tenha ajudado alguém,eu poderei pensar um pouco mais sobre esse caso e parar de ficar me perguntando do que ela serve.

8 crítico(s):

Anônimo disse...

Com todo respeito voce ta falando bobeiras ai, pois a matematica serve para tudo na vida, serve pra voce poder calcular o quanto as patricinhas precisam para poder gastar no shooping, para as patricinhas saberem se o carrão da mamãe tem gasolina para levar e as trazerem das compras, serve para saber se podem dormir até mais tarde antes de se encherem de maquiagem para impressionar aquele garoto (e ai somar o amor de um ao amor do outro para multiplicarem as paixões), serve para o pai reclamar fazendo aquela comparação da conta de telefone entre o mes passado e este mes que veio bem mais,então minha filha se matematica nãos e aplica aos dis de hoje, não sei o que se aplica, e estes exemplos que eu dei são exemplos bobos, corriqueiros, existem muto mais, existe o "racha" da conta no bar, o shampoo que é mais caro ou mais barato; não sou um fervoros defensor da matematica, mas com toda certeza ela tem seu valor, dai voce diz, eu me referi as formulas, não operações basicas, acontece que se não fossem as fórmulas, sua casa nãos eria construida, seu carro não sairia do lugar, seu televisor não funcionaria pois a eletricidade é resultante da força das aguas, pensa bem nisto guria

F. Buson disse...

Sabe, eu acho que deviam ensinar pra gente aquilo que vamos, provavelmente, usar na vida, essas coisas como báskara, função, logarítmo... Deviam ser apenas mostradas; dizerem pra nós que existem, e caso a gente vá usar isso em algum curso superior, que lá (somente lá), nós aprofundemos neste caso... Essa pergunta me faço todo dia que vejo aquele Cara-De-Cú do professor toda vez que entra na sala! Na verdade acho que matemática só serva pra gente repetir de ano!! Assim como Ed. Física!

Anônimo disse...

voce entendeu o que quis dizer, voce não vai aprender aconstruir uma casa atravez da matematica, mas vai ter que usar calculos matematicos e a parte que voce aprende no ensino médio são a base de tudo que será usado

Tatah Marley's Confissões disse...

Matematica é uma MERDA ao quadrado (doce ironia.)
Se pudesse, descobria quem inventou isso e metia-lhe um murro no meio da fuça!
Na boa, muita gente (como eu) nao quer seguir carreiras que envolvem matematica, mais nao, temos a obrigação de estudá-la na escola por longos (e arduos) anos, simplesmente A TOA!
oO
revoltada aqui!
beeijo, otimo blog!
;*

BeleCroft disse...

UASHUAHUS
O mais foda é que matemática É algo útil e altamente necessário. Claro que saber em que ponto da reta x o alguma-coisa-y vai cruzar, ou aquela merda de logaritmo ou todas essas coisas complicadas não serve pra nada no dia a dia. Só com o básico de soma, subtração, multiplicação e divisão já dá pra viver muito bem obrigada. Descobrir o valor de x (mas SÓ o de x!) também é útil, e acaba aí.
Aliás, a partir do momento que começou a aparecer duas letras na conta eu já acho desncessário. Como você disse, eu não preciso saber a resposta de uma equação algébrica pra entrar em algum lugar.

Por isso, acho que deveríamos optar pelas materias que iríamos estudar já no Ensino Médio. Acredita que um dia desses o "Cara-de-cú" veio me falar que a matéria que ele estava passando não servia pra nada? Sério, ele mesmo disse que não prestava pra n-a-d-a! Fiquei perplexa e com vontade de chutar o traseiro magro dele. ¬¬

Anny Viana disse...

é uma péssimma matéria ,confesso que minha deficiência escolar se aplica nela.
eu tava sumida sim menina :o
mas voltei depois de um mês haha
:***

Anônimo disse...

aff isso n é p mim não... bele q tem gente que gosta + esse assunto me dá coceiras


ahahaha


beijos

Vini Manfio disse...

hahahahhahahahhahahah
o comentário do max psycho mato a pau


mas a matemática pode ser tua amiga
é só saber compreender...